sexta-feira, 30 de maio de 2014

Os 100 anos da Primeira Guerra Mundial

por David Vega.

    Em comemoração dos 100 anos da Primeira Guerra Mundial, gostaria de compartilhar uma vídeo-aula que fiz, para auxiliar os colegas professores do Ensino Médio, sobre o enredo deste conflito.
Parece mesmo impossível compreender a história da humanidade sem o entrechoque violento das nações mobilizadas para o esforço de guerra em toda sua capacidade. O que distingue a guerra de outros conflitos sociais, nos quais também estejam presentes a violência e a morte, é a sua abrangência como fenômeno histórico. Independentemente dos motivos que levaram os países à luta, toda sociedade, todas as forças econômicas, toda capacidade intelectual das comunidades nacionais são engajadas no esforço de guerra.
    Em 1914, o “Plano Schlieffen” (que abrira duas frentes, a ocidental e a oriental, erro cometido novamente pelos alemães na Segunda Guerra Mundial), lançou os alemães através da Bélgica e das províncias do noroeste da França, num gigantesco círculo centrado nos montes Vosges; ele previa que os alemães fizessem uma varredura a oeste de Paris e, depois, a leste a fim de envolver os exércitos franceses e esmaga-los contra suas próprias fortificações e a fronteira suíça. Daí surge a Batalha do Somme, que assim como Verdun, foi uma das mais sangrentas da História.

Nenhum comentário:

Postar um comentário